domingo, 10 de abril de 2011

O Meio Ambiente em Santana do Paraíso

O Meio Ambiente em Santana do Paraíso
Santana do Paraíso é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Vale do Rio Doce e Microrregião de Ipatinga, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 237 quilômetros. Ocupa uma área de 275, 529 km², 3, 3549 km² em perímetro urbano, e sua população, em 2010, foi contada em 27 258 habitantes, sendo assim o 162º mais populoso do estado de Minas Gerais e o quarto de sua microrregião, perdendo para  Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Juntamente com estas três últimas cidades citadas forma a Região Metropolitana do Vale do Aço, composta ainda pelos 22 municípios do colar metropolitano.

Santana do Paraíso está localizada no país de maior
biodiversidade do planeta. A vegetação nativa do município pertence ao domínio florestal Atlântico (Mata Atlântica), onde se destacam-se árvores como o Jequitibá-rosa, a Sapucaia, o Jacarandá - caviúna e a Braúna. Na fauna da região do Vale do Aço é comum observar animais típicos de sua vegetação nativa, como o Tatu, Raposa, Rato silvestre, Sabiá-laranjeira, Sanhaço, Tico - tico, Rolinha, Saíra, Bem – te - vi, além de algumas espécies de aves de rapina, dentre outros. Com as atividades siderúrgicas e da produção de celulose para as grandes da região do Vale do Aço, grande parte da cobertura vegetal nativa foi destruída, dando lugar às grandes plantações de eucalipto. Uma parcela considerável do solo no município de Santana do Paraíso (22,6%) é destinada principalmente para atender a demanda da empresa CENIBRA (Celulose Nipo-Brasileira S.A.), localizada no município vizinho de Belo Oriente. Também devido às grandes empresas do Vale do Aço a região sofre com a poluição atmosférica e dos recursos hídricos. Para tentar amenizar o problema do desflorestamento, a prefeitura criou pelo decreto municipal nº 066 de 10 de maio de 1999 a APA Santana do Paraíso, com o objetivo de desenvolver ações e atividades de educação ambiental e de conscientização ecológica. Está situada entre outras duas importantes áreas de preservação: a Serra dos Cocais e o Parque Estadual do Rio Doce
. No total, conta com cerca de 25 148,92 hectares, sendo que 92,12% da área total pertence a Santana do Paraíso.



Em Santana do Paraíso o Meio Ambiente não vem sendo devastado como algumas cidades que se nota no Brasil, por estar na Região do Vale do Aço de Minas Gerais, Paraíso não sofre com queimadas, desmatamento e Poluição, pois não tem Usina de Siderurgia instalada em seu Município como a de Ipatinga - MG a Usiminas Mecânica. Santana do Paraíso sofre poucas vezes por Ano queimada ou qualquer tipo de desmatamento que haja. Alguns focos registrados no decorrer do Ano é por excesso de calor ou por homem inconsciente jogar fogo nas matas. Um lugar bom de viver Santana do Paraíso nas próximas semanas completará 19 Anos, com atração Turística Exuberantes que é o caso de nossas cachoeiras e rios, que  Santana do Paraíso possui.

                                Realidade do LIXO em Santana do Paraíso


                      








Postado por: Douglas Vinícios - PURA ADRENALINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário